RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com seu colega de Cuba,Fidel Castro, na próxima semana. Mas a certeza do encontro depende da autorização de médicos.
Lula viaja na segunda-feira para Guatemala, onde participa da cerimônia de posse do presidente eleito Álvaro Colom. Em seguida, vai para Cuba na companhia de vários ministros e do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
"O presidente Lula tem intenção de se encontrar com o presidente Fidel Castro, de quem é amigo pessoal. Mas devido à situação de saúde [de Fidel] a possibilidade depende da opinião dos médicos. Mas o presidente Lula está muito feliz com essa possibilidade", afirmou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.
O porta-voz se referiu a Fidel pelo fato de ele estar se recuperando de problemas de saúde desde 31 de julho do ano passado. Em decorrência dos problemas de saúde, Fidel tem sido substituído interinamente na Presidência por seu irmão mais novo, Raul Castro.
Lula viaja na segunda-feira pela manhã para a Guatemala, onde fica apenas um dia, e depois segue para Cuba. Ele pretende ficar em Havana até terça-feira à noite quando será oferecido um jantar em sua homenagem e depois retornará ao Brasil.
Em Cuba, Lula pretende anunciar uma série de acordos bilaterais. As áreas de investimentos vão desde petróleo, lubrificantes, produtos de infra-estrutura até farmacêuticos e programas em saúde. Na área de saúde, deverão ser ampliados os acordos relativos à vigilância sanitária, aleitamento materno e vacinação.
Desde novembro do ano passado estava prevista a viagem de Lula a Cuba, mas o presidente acabou desmarcando a agenda. O porta-voz da Presidência informou que o adiamento ocorreu para poder ampliar a elaboração dos acordos bilaterais entre Brasil e Cuba.
Lula também vai se reunir com o presidente da República em exercício, Raul Castro, e o presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón.
Também há previsão de encontros com estudantes brasileiros que vivem em Cuba.Na Guatemala, além das festas de posse do presidente eleito Álvaro Colom, Lula pretende discutir o biodiesel e programas de desenvolvimento na área social. Baumbach disse que os dois presidentes têm vários pontos de convergência sobre os dois temas.
Fonte: Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u362026.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário