domingo, 21 de outubro de 2007

Cuba espera aparição de Fidel Castro durante eleições locais

21/10/2007 - 05h10
da Efe, em Havana

O líder cubano, Fidel Castro, pode aparecer em público neste domingo (21), em Cuba, onde acontecerão eleições municipais.

Fidel, de 81 anos, está afastado de suas funções políticas e da vida pública há 14 meses, quando uma grave doença intestinal o obrigou a delegar provisoriamente o poder a seu irmão Raúl, primeiro vice-presidente do país.

Há uma semana, os cubanos escutaram o líder revolucionário ao vivo durante uma conversa por telefone com o governante venezuelano, Hugo Chávez, durante seu programa "Alô, presidente", transmitido ao vivo de Cuba.

Cuba realiza neste domingo as eleições dos delegados (vereadores) às Assembléias Municipais (Prefeituras) do Poder Popular, com 8,3 milhões de eleitores registrados.

As autoridades da Comissão Eleitoral Nacional habilitaram 37.749 colégios eleitorais nos 169 municípios da ilha, mas durante os preparativos não se referiram à eventual participação do líder da revolução neste pleito do Governo local.

As eleições das Assembléias Municipais do Poder Popular foram convocadas em primeiro turno para o dia 21 de outubro por Raúl Castro.

Entre os 8,3 milhões de cubanos convocados às urnas, mais de 300 mil jovens votarão pela primeira vez, segundo dados oficiais.

Os colégios eleitorais abrirão suas portas às 7h (10h de Brasília) e fecharão às 18h (21h de Brasília).

As eleições locais contarão com 37.328 candidatos, dos quais devem ser escolhidos 15.236 delegados para um período de dois anos e meio de exercício no cargo.

Dos delegados de circunscrição escolhidos nesta etapa sairão ainda até 50% dos deputados da Assembléia Nacional do Poder Popular (Parlamento).

O resultado definitivo das eleições será divulgado oficialmente na próxima segunda-feira (22).

Fonte: Extra.Globo

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u338414.shtml

Nenhum comentário: