sábado, 3 de novembro de 2007

Europa ganha espaço dos EUA com negócios em Cuba, dizem analistas

02/11/2007 - 10h08
da Efe, em Monterrey (México)

Os europeus estão ganhando os grandes negócios em Cuba, exigindo a normalização das relações dos Estados Unidos com o regime cubano após a saída definitiva de Fidel Castro do poder, segundo especialistas americanos.

Os escritores David Rieff e Leon Wieseltier participaram de um debate, ontem, no Fórum Universal das Culturas, na cidade mexicana de Monterrey.

Rieff é autor do livro "O Futuro do Ocidente". Wieseltier é editor da revista "The New Republic" e publicou vários livros de ensaios e ficção. Os dois analisaram em Monterrey o futuro dos Estados Unidos e suas relações com o resto do mundo.

"A transição política cubana será ordenada e pacífica e é provável que o Exército continue no poder", opinou Rieff. Ele acrescentou que atualmente muitos negócios em Cuba estão beneficiando os empresários europeus.

David Rieff afirmou que existe consenso entre os grandes empresários americanos de que é preciso normalizar as relações com Cuba, depois de Fidel Castro se retirar totalmente do poder.

Para os dois autores, a saída de Castro levará a uma transição pacífica e ordenada.

Populismo

Eles disseram ainda que "o problema do renascimento de governos populistas na América Latina" se deve à falta de políticas contra a pobreza.

"Devemos abordar e discutir o tema da pobreza na América Latina sem adorar o mercado como o único instrumento para gerar riqueza", concluiu Wieseltier.

Fonte: Folha Uol

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u342063.shtml

Nenhum comentário: